23 de janeiro de 2003

O significado da vida

"Minha filosofia básica é que nós, seres humanos, fomos empurrados para dentro da existência sem nenhum conhecimento de nossa origem ou possível ajuda para o futuro. Temos perguntas a respeito do sentido e propósito que o universo não é capaz de responder. Em uma palavra, nossa exitência é absurda."

As palavras acima foram ditas pelo escritor argelino, radicado francês, Albert Camus. O curioso é a quem essas palavras foram ditas. Embora conhecido por sua filosofia existencialista e seu ateísmo, Camus travou longas conversas com um teólogo e ministro metodista da Igreja Americana em Paris, Howard Mumma, com quem formou laços de amizade.

No livro Albert Camus e o Teólogo (Carrenho Editorial) descobri o porquê do interesse do escritor em conhecer e discutir as bases da fé cristã: "...ainda devo muito a Sartre (filósofo existencialista), mas agora considero deficiente a sua tentativa de encontrar significado na vida. Não estou mais satisfeito com suas respostas."

Terminei o livro hoje e passei o dia naquele estado de aparente letargia física, enquanto milhares de coisas processavam-se e realocavam-se na minha cabeça. Fui surpreendida pela busca sincera de alguém que eu jamais imaginaria que viria a se inclinar à uma procura de significado além da esfera humana. E mais surpreendida ainda por perceber, depois de tantos anos, o quão racional e lógica pode ser a fé cristã.

Fecho meu texto de leitora admirada com as palavras do teólogo Mumma: "Perder a vida é uma coisa sem importância. Mas perder o sentido da vida, ver nossa argumentação desaparecer, é insuportável. É impossível viver uma vida sem significado."

Nenhum comentário: