7 de setembro de 2003

Persona do Mês

O Hora do Chá inventou de, não exatamente homenagear, mas, lembrar de alguma figura historicamente importante a cada mês. Farei o favor de não incluir personalidades como minha mãe, meu amigo de infância, o tiozinho da banca de jornais, enfim, exemplos que poderiam não ser do interesse de muitos leitores.

Robert Oppenheimer


foto: Philip Halsman

Começando muito bem, o Hora do Chá traz à memória o brilhante e controverso cientista, integrante do Projeto Manhattan em meados dos anos de 1940. Um dos maiores exemplos do caráter dúbio do progresso científico, tornou-se exemplo de como a militarização da ciência pode convertê-la em dano à própria civilização humana.
Os cientistas do Projeto Manhattan, financiados pelo governo americano, desenvolveram as armas atômicas que seriam mais tarde "entregues" no solo das cidades japonesas Hiroxima e Nagasaki. Os cientistas primeiramente acreditavam que a ciência pertencia ao mundo. Depois descobriram que quando o Estado é envolvido, as coisas não funcionam bem assim, "aliando-se ao Estado, os frutos da ciência já não mais lhes pertenciam. Esse 'erro' selou o destino do Japão e condenou à morte milhares de pessoas em Hiroxima e Nagasaki e, o que é pior, presenteou-nos com um horizonte de existência extremamente incerto: o próximo segundo podia ser definitivo, anunciando a hecatombe nuclear da humanidade e sua extinção total" [Marcos Cesar Danhoni Neves, artigo intitulado A Face Cruel da Ciência, publicado em Memórias do Invisível].


Nenhum comentário: