8 de outubro de 2003

Manual do (mau) professor universitário

Não é possível, deve haver alguma espécie de cartilha a respeito de comportamentos e normas de conduta do professor em relação aos alunos. Alguns professores nem devem ter conhecimento de tal manual, mas é bem provável que outros o tenha como livro de cabeceira.

O que deve haver nas páginas do livro misterioso? Bem, foirmulemos algumas hipóteses para...

...O Livro de Ouro do Professor: Guia Prático de Normas e Clichês

- Entenda sua disciplina como espaço limítrofe do conhecimento do universo. É desnecessário tentar compreender o mundo que há fora do âmbito de sua especialização;
- Conforme o parágrafo anterior, sua disciplina é a razão do ser e de todo devir. Portanto, nada mais natural do que esperar do aluno uma entrega total à sua aula.
- Considere que seus alunos só possuem existência no espaço-tempo de sua aula, portanto exija o máximo de esforço e dispêndio de tempo para a realização dos trabalhos de sua disciplina.
- Todo o fluxo de capital do mundo só adquire sentido e valor quando empregado em sua disciplina. Não tenha pena de exigir trabalhos que possam vir a demandar um gasto generoso de dinheiro. Afinal, o que os alunos iriam fazer com dinheiro já que só vivem em função da sua disciplina?
- Nunca, jamais, é impossível que qualquer aluno tenha sequer a metade dos conhecimentos do professor, e muito menos seja mais bem-informado do que ele. Os alunos são uma espécie quase acéfala, e necessitam de uma educação caridosa, afinal, quem sabe um dia ele se torne alguém só um pouco menos capacitado do que o professor?
- E não se esqueça: o mundo só é mundo porque você existe. E além de essencial, você é uma pessoa de grande coração por permitir que seres inferiores dividam o mesmo espaço com você e respire o mesmo ar por algumas horas.

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