30 de novembro de 2003

Tem alguém aí?

Se tiver, ganha de brinde uma citação da leitura da semana. Parabéns, você é um cidadão de sorte...

"Deve-se, acima de tudo, evitar os erros do passado. Por esta razão deve-se advertir que a linguagem, da qual nos servimos para exprimir nossos pensamentos, é, no fim das contas, um sistema de representação das coisas. Uma vez que esse nos fornece um processo de esquematização, alcançando graus de expressão de fatos mais gerais, nos permite um raciocínio em torno a idéias abstratas, muito distantes da realidade imediata que cai sob os nossos sentidos.
Mas o uso deste potente instrumento, que vem em auxílio à debilidade do nosso intelecto, não está ausente de perigos. Voando em direção a outras regiões do pensamento, corre-se o risco de esquecer o significado das palavras, que se tornam vazias de sentido, sem representar as coisas. Chegado a este ponto, nada é mais fácil que operar formalmente sobre símbolos, enquanto o desenvolvimento do pensar, que tende à generalização, não encontra mais qualquer freio no mundo concreto, no qual permanece estranho."
[citação no livro "Lições da Escuridão: ou revisitando velhos fantasmas do fazer e do ensinar ciência" de Marcos Cesar Danhoni Neves, que, aliás, pude conhecer pessoalmente semana passada e ter um exemplar autografado. Interessante isso de se ter amigos com familiares expoentes...]

Nenhum comentário: