20 de dezembro de 2003

Alienados, sim. Porém com consciência

Segundo Marx, somente a consciência de classe poderia evitar a alienação do proletariado. Ciente da minha grande ignorância, porém com alguma intrepidez, digo que às vezes a consciência só nos faz ver o atual estado da arte da nossa alienação.

Sabe aqueles dias em que a gente acorda e o espelho nos aponta, sem nenhuma misericórdia, nossas olheiras, espinhas e cravos... enfim, generalizando, mais um bad hair day pra nossa coleção...

Há dias que me sinto num bad brain day, o que é muito pior se comparado ao bad hair day. Sim, porque em se tratando de cabelo, se o caso for tão ruim assim, por alguns merréis a gente se arranja.

Mas e quando você descobre que esse tempo todo que você viveu enfurnado dentro de casa correndo com a trabalheira de final de semestre não te tornou um ser mais apto a lidar com as questões do saber universal, mas apenas um conhecedor mais afiado no trabalho técnico e/ou especializado? Que os dias que você ficou com a cara enfiada no computador em vez de assistir o Jornal da Cultura e emendar no Metrópolis te deixou à parte do mundo lá fora? Que as revistas e livros que você deixou de comprar pra economizar com impressão de trabalhos e outros itens de subsistência fazem tamanha falta?

Agora pois, tudo o que sei é que nada sei. Não seu Sócrates, não que um dia eu houvesse realmente sabido de alguma coisa. De tudo desconfio...

Mas e não é que estamos de férias? Tempo para recuperar o tempo agora há. É que, às vezes, falta um pouco de coragem...

Nenhum comentário: