4 de janeiro de 2004

Mas como a gente é trouxa...*
*meditação proporcionada pelo ócio

Segundo opinião do meu pai - e sou obrigada a concordar - o Brasil só vai pra frente quando acabarem com essa palhaçada burocrática vigente. Essa história de ter um documento pra cada coisa: CPF, RG, Titulo Eleitoral, Carteira de Motorista, Carteirinha do Santos Futebol Clube... isso tudo atrasa a vida. Por que não um único documento de múltipla função? Um RGzão que sirva pra todas as coisas e dispense o cidadão de ter que enfrentar filas dantescas e encarar funcionários mal-humorados.

Será que há algum país mais kafkiano que o Brasil? Quando achamos que chegamos ao ponto de solução de um problema, somos encaminhados a um departamento, que por sua vez nos conduz a uma seção, e a uma sub-seção, a uma sub-divisão de seção e assim por diante. E nos encontramos naqueles velhos corredores daquele estranho tribunal de Joseph K. Só mesmo um ex-funcionário público, como Kafka, para ter escrito O Processo. E olha que ele era checo, imagine se ele fosse brasileiro...

E enquanto isso em Santos-Pindorama, serei obrigada a me dirigir a minha seção eleitoral pra Recadastramento do Título de Eleitor. Por quê? Por quê?

Nenhum comentário: