24 de outubro de 2004

Televisão, de vez em quando, também é cultura

Com a ajuda do meu ainda muito rudimentar repertório da língua francesa, nessa manhã nublada de domingo, assisti a um programinha na TV5 sobre educação infantil. Era algo sobre a importância da escola na vida de crianças em diferentes partes do globo. O episódio de hoje foi "Mon école en Hollande", e mostrou o dia-a-dia de um garotinho holandês de 10 anos, suas atividades na escola e na comunidade.

O que chamou minha atenção, durante todo o programa, foi perceber o quanto somos omissos e imprudentes em relação ao desenvolvimento humano e meio ambiente. Pequenas atitudes poderiam converter-se em grandes melhorias à qualidade de vida se adotadas como regras básicas de convivência comunitária. Trocar o carro pelos tênis ou pela bicicleta, embalagens retornáveis, uso consciente da água. Enfim, coisas que deveriam ser práticas elementares na vida de qualquer cidadão educado.

Genotipicamente não devem haver muitas diferenças entre aqueles que compõe uma comunidade holandesa daqueles que compõe uma brasileira. Muda o contexto sócio-histórico, econômico e cultural, sem dúvida. Mas no fundo de tudo a realidade é a mesma: seres humanos povoando uma área do planeta. Cabe usar a inteligência para preservar seu habitat e, juntamente com ele, sua própria existência e daqueles que ainda virão.

Alguém pensou em desenvolvimento sustentável?

Nenhum comentário: