23 de maio de 2008

Os pequenos príncipes de hoje

Depois de passar uma tarde com duas pessoinhas espertas e hiperativas (acho que o maiorzinho devia ter uns 5 anos), não dá para deixar de pensar na diferença entre ser criança hoje e ser criança há duas décadas. Mas também, no fundo, não mudou tanto assim. Tínhamos nossos heróis e nossas brincadeiras, e hoje os niños também tem seus heróis e suas brincadeiras.

Talvez o que mais tenha mudado seja os próprios pais. Os pais de hoje não me parecem tão criativos ou encantadores comos os pais de antes. Que fábulas, que fantasias os pais de hoje têm contado pros seus filhos na hora de dormir? Será que as estórias que nossos avós contavam ainda são contadas hoje? Eu confesso que estou entre aqueles de péssimo repertório ficcional infanto-juvenil. Talvez conte a história de Joseph K., o "herói" de O Processo para meu futuro filho (ou não, talvez seja melhor poupá-lo de uma noite perturbada).

E, para terminar o dia, os meninos me pediram para desenhar. E qual foi o tema escolhido? Um carro? Uma partida de futebol? Um cachorrinho? Um carneiro? Não... tive de fazer dois homensaranhas, um homaranha para o Ti e outro homaranha para o Rafa. Com teias saindo das duas mãos, é claro.

Um comentário:

Juliana Bragança disse...

poxa, eu gosto do homem aranha! mas eu prefiro a chapeuzinho vermelho e a branca de neve!