6 de janeiro de 2011

Desconsolação



Hoje li a notícia de que um dos meus cantos preferidos da cidade será transformado em outra coisa qualquer. Parece que no dia 27 de janeiro o cinema Belas Artes, na rua da Consolação, depois de 68 anos de funcionamento, fechará suas portas.

Já senti uma saudade antecipada. Lembrei dos filmes que assisti e das pessoas com quem dividi um saquinho de pipocas comprado em frente ao cinema, com quem entrelacei os dedos no escurinho, com quem troquei comentários, com quem tomei um café rápido no balcão da cafeteria do lounge porque a sessão já ia começar.

Lembrei de quando fui assistir o filme japonês A Partida, sozinha, depois de um dia difícil, e dei graças a Deus por a sala estar quase vazia porque chorei litros durante a projeção. Lembrei quando vim passar meu primeiro final de semana em São Paulo e fiquei muito entusiasmada por existir um cinema que passava filmes tão diferentes dos que eram exibidos nas salas de shopping. Lembrei que já vi filmes de romance e que também vivi cenas românticas lá. Lembrei como era bom escapulir do trabalho nas segundas-feiras, quando profissionais pagavam meia, pra chegar a tempo na sessão das 20h30.

É, hoje a nostalgia entrou em cartaz na projeção da minha memória. É porque um pedacinho da minha vida de paulistana foi gravada naquelas locações.

*ilustração do metrô Consolação (o mais perto do cinema Belas Artes) por Carla Caffé, do seu livro "Av. Paulista", ed. CosacNaify.

5 comentários:

Alexandre T. disse...

Parece ontem que lia o "hora do chá" em bauru. nada nada já se vão 7 anos. O que me impressiona e que seus textos me emocionam da mesma forma ainda. Obrigado por compartilhar eles conosco.

Bia disse...

O cine Belas Artes foi fundamentamental pra minha existencia, lá foi o primeiro encontro dos meus pais, a mais de 35 anos, ela era secretaria e ele acho que técnico. Se conheceram no fretado na empresa e foram assistir ao italiano " A Classe Operária Vai ao Paraíso" eu amo essa história!

Mari Eller disse...

nossa Bia, que história linda! e o nome do filme, perfeito...

tati travisani disse...

Mari, tbém assisti A Partida no Belas Artes!! Fui com minha mãe e nós duas tbém saimos quase soluçando do cinema... Mto triste que o Belas Artes será fechado mesmo... bjss

Nadiella Monteiro disse...

tem um abaixo assinado correndo por aí e movimentos em frente ao cinema. talvez ainda dê tempo!