26 de janeiro de 2011

Pessoalmente



Querido Fernando, escrevo porque lembrei-me de você. Lembrei, quando vi alguns fragmentos das frases que deixou, dos papeis que rabiscou, algumas fotos para as quais pousou.

Não, o que vi não fez justa homenagem à você. Eram só algumas peças que tentavam evocar a sua obra e a sua imagem entre quatro paredes de um museu. Mas quem melhor para falar de sua imagem do que você mesmo, Fernando?

Por isso me despeço deixando aqui um pedaço de um poema seu. E um retrato que tirei de você. Aliás, de um pedaço de uma representação de você.


"A minha imagem, tal qual eu via nos espelhos, anda sempre ao colo da minha alma...

Amar-me é ter pena de mim. Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu reino..."
• Fernando Pessoa


*foto do meu celular, de uma parede da exposição Fernando Pessoa @ Museu da Língua Portuguesa. Fragmento do poema "A minha imagem".

Nenhum comentário: