19 de setembro de 2006

É "manchete" ou "devaneio em negrito"?

Se blógue pode ser considerado uma publicação jornalística ou não... sei lá eu, moça! Se é jornal tudo aquilo que têm alguma peridiodicidade, que traz informação, comentários... então é jornalístico. Uma espécie de gazeta doida, onde cada um edita a si mesmo de acordo com o bom senso que julga possuir (como dizia Descartes, todo mundo sempre se acha muito bem provido dessa dádiva).

Se for considerar jornalístico apenas aqueles textos onde há direção de pauta, onde se apuram as fontes de infomação, onde há edição e revisão de texto e um cafezinho entre cada parágrafo... aí não. Somos mesmo a comunidade literária do sambadocrioulodoido e cada um batuca o que quer, no compasso que der, na companhia que melhor lhe couber.

E mais, no final das contas e de tudo, ainda arrisco palpitar que tem muito jornalista fazendo blógue em jornal e muito bloguista fazendo jornal em meio ao caos. A diferença é que uns ganham o pão pelo que escrevem e outros o fazem pela alegria do descompromisso.

Que eu gostaria muito de ganhar dinheiro escrevendo essas bobagens, ah sim. Mas talvez aí deixasse de ser pura diversão.

Nenhum comentário: