28 de dezembro de 2008

O que vale mais?



Em uma das minhas caminhadas para o trabalho (sim, é possível ir de casa até a marginal Pinheros à pé, desde que se saia com 1h de antecedência e com sapatos confortáveis) em companhia de um amigo/co-worker/quase-vizinho, a pergunta semi-existencial levantada por ele foi essa: o que é mais importante, talento ou perseverança?

Na ocasião respondi que um dos atributos não vale quase nada na ausência completa do outro (talento), um dos atributos até que sobrevive sozinho ou apenas com pouquíssima dose do outro (perseverança) e a combinação dos dois é o mais perfeito dos mundos (talento+perseverança).

Nem sei se minha breve filosofada se sustenta, afinal estava eu ali, uma caminhante indefesa e tive que me virar com alguma resposta que encontrei no bolso. Mas agora, pensando, concordo mesmo com o quanto a perseverança é valiosa. Insights e idéias geniais não valem de nada se não forem levadas à sério e executadas até o fim. Projetos começados não são projetos concluídos, há um enorme abismo entre eles. Perseverança é o que há para fazer as coisas acontecerem, para descolar as idéias da nuvem etérea onde elas nascem e fazê-las uma realidade.

Em 2009 e pra frente quero ser mais perseverante. Nem vou dizer que vou começar por este blógue. É melhor não prometer nada e fazer as coisas acontecerem sem alarde. Já estou com vergonha da lassidão que reinou aqui neste último ano. Ainda bem que meu salário não depende da minha inspiração para escrever. Minha profissão de cronista iria resultar em fome. A não ser que... eu cultivasse mais a perseverança!

E já dizia o nosso (sóbrio?) amigo Johnnie: perseverança é a chave do sucesso. Em 2009, keep walking.

4 comentários:

Thadeu disse...

Então vout torcer pela perseverança... porque este blógue já está quase virando um hábito!

Abraços e Feliz ano novo.

Túlio disse...

filosofia de johnnie walker é algo como uma filosofia de boteco chique!

ótimo 2009!

Mari Eller disse...

sim, é um nível bem acima da episteme dos botecos com mesa plástica da Skol...

Anônimo disse...

Mari,vou parar de ler seu blógue...vai contribuir para minha crise. Risos... beijos Lívia