1 de janeiro de 2009

Santos: pontos de vistas correlatos



Primeiro dia do ano que se preze tem que ter uma caminhada. Pelo que me lembre, meus últimos anos foram assim. Sempre rola uma caminhadinha relax para por em ordem os acontecimentos da virada e projetar na retina da mente as imagens que gostaríamos de ver no novo ano que se iniciou.

Hoje, seguindo a tradição, entre uma desviada e outra no lotado calçadão santista, eu e meu amigo (e atual cidadão portenho) trocamos nossas impressões sobre a cidade em que até agora passamos a maior parte das nossas vidas. Ele acabou de publicar um post no blógue dele sobre Santos, vale ler.

Durante a conversa chegamos a conclusão da existência de uma certa "estética do relaxo" nessa cidade. Entre inúmeros motivos -- o principal deles talvez seja o fato de ser uma cidade extremamente quente localizada à beira-mar -- Santos é genuinamente despretensiosa. Às vezes até demais.

Mas, convenhamos, pra quê cartola na Senegâmbia? É difícil manter a compostura quando o termômetro marca 35º, seu cabelo gruda à sua testa e seu braço se adere à poltrona de couro da sala. O cientista Stephen Hawking só consegue trabalhar numa sala absurdamente refrigerada. Será que o glamour e o alto pensamento científico só brotam em climas frescos? Estariam os habitantes das zonas mais cálidas fadados a viverem num nível de civilização mais recuado?

Deixo a retórica pros leitores. Mas de vez enquando é bom calçar umas havaianas e se sentir 100% como manda o figurino. Agora peralá, a combinação de sunga + alpargatas + meias deveria ser incluída no código penal. Se a sunga for de cor branca, pena inafiançável.

7 comentários:

Anônimo disse...

Interessante!!!
Vc terminou o ano fazendo uma caminhada e iniciou o ano de 2inove caminhando...
Parabéns!!!!
Vc esta cuidando do seu físico e da sua alma!!!!
Além de ser uma amiga especial para aqueles com quem convive!!!
Em 2inove, inove,renove!!!!
Serei perseverante!!!
Lerei sempre o seu blog!!!

Mari Eller disse...

e a intenção é continuar caminhando! obrigada pelo carinho e pela audiência, tia Ju! ;)

Túlio disse...

O que nos resta é teorizar sobre Santos!

Anníbal Montaldi disse...

Oi, Mari... estou aqui novamente... estou com novo blog, coloquei algumas postagens do antigo, mas tem mais coisas neste, quem sabe leve mais a sério... rs
Olha vou ser bem sincero... depois da virada de ano, estava de ressaca e busquei um buraco na praia onde tivesse pouca gente, que coubesse eu e meus óculos escuros e me larguei... afinal, descanso é merecimento dos homens... rs
Beijos

tathy disse...

pois é moça, no único dia que tentei ir pra santos desisti por conta da fila da balsa.. acho que iria levar umas 2 horas para atravessar! fica mais fácil marcamos algo por aqui mesmo!
que 2009 seja pleno e repleto de saúde, realizações, alegrias e conquistas!
beeijo!

Juliana Bragança disse...

faz tempo q nao caminho na praia... da preguica...
e ve se posta mais, viu?!?
bjos

Anônimo disse...

Mari, concordo com você sunga branca devia ser crime inafiançável!!! O mesmo vale para biquini branco!beijo Lívia