22 de novembro de 2009

Quando chega a hora de ser sincero



Uma das coisas que me dão alegria ao acordar todos os dias, é lembrar da minha ignorância. Sim, ainda há tanta coisa a aprender, tantas coisas inimagináveis circulando por aí, tantas histórias impressionantes para ouvir, que não é possível não querer levantar da cama e ver "qualé" a desse mundo de Deus.

Como eu duvido que um dia eu vá alcançar um respeitoso nível da suprema sabedoria humana e chegar ao ponto de espantar-me com pouco ou quase nada no mundo, acho que tenho combustível que dê para continuar acordando todos os dias até chegar o dia que serei gentilmente (ou não!) convidada a descer do busão dessa coisa toda chamada vida.

Enfim, o preâmbulo era para dizer que descobri, semana passada, uma prática curiosa dos diplomatas britânicos. O valedictory despatch era o último despacho redigido pelo diplomata que estivesse deixando o seu posto, onde, sem mais delongas ou salamaleques, o embaixador poderia expressar sua opinião sincera sobre o país que estava prestes a deixar. Era uma carta de despedida onde se descascava o abacaxi.

Se a gente começasse a praticar pequenos valedictory despatches em diversas situações da vida, talvez o sono se tornasse mais leve e a incidência de câncer menor. Se os protocolos fossem rompidos com mais frequencia e a espontaneidade vivida com mais constância, a vida seria mais simples, não?

Eu descobri que emitir alguns valedictory despatches tem me ajudado. Sim, fico mais exposta, mas sempre tenho a chance de sair mais leve. O figurino exigido pela diplomacia cotidiana, às vezes sufoca... a little too much.


*Para ler mais sobre os valedictory despatches, um ótimo artigo da Revista Piauí.

4 comentários:

Sabrina Machado disse...

Mari, Mari...
O problema são as pessoas, que nem sempre estão preparadas para a sinceridade!
Bem, sendo sincera, fiquei muito feliz por saber que você está conseguindo descascar mais os abacaxis!!! Isso aí! Não leve desaforo para casa e se precisar de ajuda nessa briga é só me chamar!
bjooo

Túlio disse...

Sensacional.

Isso poderia ser aplicado na vida real. Seja quando saímos de um trabalho, de um apartamento ou quando terminamos um namoro.

Alex disse...

Ótimo blog, ótimo texto e ótima idéia!

andrea mello disse...

pois hoje eu acordei também com essa sensação de que sei quase nada. e entrei em desespero. com uma vida só não vou conseguir dar conta de tudo o que quero. [nem de todos os valedictory]