28 de dezembro de 2009

Essa época do ano...


Vovô e eu: todo o garbo e elegância do senhor Josino, há 27 anos atrás



É justamente nesta época do ano que eu tenho a nítida impressão de que o calendário anual não é apenas uma forma gráfica de organizar uma sucessão de dias, mas é, na realidade, um mapa. E cada ano eu tenho a sensação de percorrer, de novo, os mesmos lugares do calendário. Quer exemplo mais típico do que a semana que engata o Natal na noite de Ano Bom? Pra mim é claro de que esta tem sido a mesma semana, se repetindo há 27 anos. Às vezes trocam-se alguns personagens, uns saem de cena, outros estreiam, mas o palco é sempre o mesmo.

A repetição geográfica pode ser um forte contribuinte para a minha sensação de déja vu de final de ano. Mas eu arrisco de dizer que não é suficiente para explicar tudo.

O dia do meu aniversário também. É sempre o mesmo dia de janeiro, paradinho lá, esperando eu passar por ele. Ainda bem que, até agora, tem sido sempre um dia bom. Mas conforme os anos passam, fica uma nostalgiazinha mais forte dos outros vinte e tantos dias que eu e o meu dia de nascimento passamos juntos. Fazer o que? Lembranças são cumulativas...

Assim, o Hora do Chá dá tchau para 2009 e acena para 2010. Se Deus quiser, nesta mesma semana, só que daqui a trezentos e sessenta e poucos dias, estaremos tricotando sobre o mesmo assunto ou coisa parecida. E que venham os 28!

Nenhum comentário: