15 de junho de 2011

Look up to



Depois de passar o dia inteiro com a palavra "admirar" na cabeça - simplesmente acordei com ela - agora no fim da noite vim procurar nos decifradores de palavras virtuais o que, afinal, há de tão... admirável em "admirar".

Derivada do latim "admirari". "Espanto misturado de prazer". "Causar admiração, ser admirável". Não acrescentou muito.

Joguei no Thinkmap, aí veio algo interessante. No inglês, "to admire" tem correspondência com "look up to". Admirar algo seria, então, erguer os olhos para contemplar? Mirar em algo mais elevado do que eu? Procurar por algo que não se encontra em mim?

Toda vez que eu disser que admiro seu trabalho, o jeito que você escreve, sua postura, sua transparência, seu esforço de pesquisa, sua facilidade lógica, seu dom musical, sua perseverança, sua sensibilidade, sua disposição, é porque são coisas muito boas, e provavelmente melhores do que as coisas que consigo ser ou fazer.

"Look up to", não só para os gigantes da humanidade, os pensadores expoentes, ou profisionais da capa da VOCÊ S/A. Fácil admirar quem se encontra a uma distância segura, seja separado pelos anos ou pelos holofotes. Mas continuar "looking up to" para as pessoas que caminham lado a lado comigo, mas que dia após dia, demonstram qualidades dignas de se querer ter. Sem entronar ninguém, mas sem deixar de sublinhar o que merece ser destacado.

Cercar a vida de quem admiro. E deixá-los saber. Sempre "look up to" pra quem pode deixar a vida ainda mais bonita.

*ilustração de Albert Einstein por Judy Kaufmann.

Um comentário:

Anônimo disse...

Admirável essa postagem, admirável essa escritora. Parabéns! Eula Eller