4 de março de 2004

Só podia ser bom

Saiu hoje na Folha de São Paulo:
Dormir faz bem para a sua memória. Esse fato já em parte sabido e deduzido pela ciência ganhou novas confirmações com o trabalho de um jovem cientista brasileiro nos EUA. (...)
Há uma fase do sono, a de "ondas lentas", em que até o cérebro parece estar dormindo, pois a sua atividade no máximo lembra um pensamento, sem cor, sem imagem. Já a fase chamada de REM (sigla em inglês para "movimento rápido do olho") inclui sonhos e uma maior atividade cerebral.
O trabalho de Sidarta mostra que as duas fases do sono têm papéis "distintos e complementares" na consolidação da memória, que também migra de diferentes partes do cérebro.
"É uma teoria humilde, que mostra como mecanismos moleculares no nível de células podem ter efeitos psicológicos importantes", diz ele.


Concluo, então, juntando todas as coisas que já ouvi sobre memória, que o segredo para adquirir uma memória de elefante é dormir bastante, tomar suco de laranja, fazer palavras cruzadas, comer pimentão e excluir o queijo do cardápio. A última regrinha, porém, considero impossível de ser seguida.

Nenhum comentário: